Vegan e Saudável (dentro do possível)

No copyright infringement intended.
OK, com um dia de atraso aqui vai. Ontem foi um dia roubado diretamente ao Inferno. Perdoem uma Mãe de Gatos Muuuuito atarefada!
Ingredientes:
2 chávenas de leite de amêndoa ou leite outro leite vegetal à escolha
1/3 de chávena de adoçante à escolha, se desejares (eu ando numa de Stevia e tem dado resultado)
1/2 chávena de manteiga de amendoim (eu uso a cremosa da Prozis – como não é doce, tenho mesmo que usar Stevia)
Um pouco mais de 1/4 de um colher de chá de sal refinado
1 colher e meia de chá de extrato de baunilha
Mistura todos os ingredientes. Se tiveres uma máquina de sorvete, basta despejares a mistura e mexer de acordo com as instruções do fabricante para a tua máquina. Mais comum e que quase toda a gente tem é um liquidificador de alta velocidade. Nesta “versão”, mistura os ingredientes e coloca-os naquelas formas de fazer cubos de gelo e leva a congelar. Em seguida, mistura os cubos congelados até ficar homogéneo, usando a liquidificadora para ajudar a misturar uniformemente.
Pode ser comido diretamente após a uniformização dos ingredientes ou então deixar congelar uma hora ainda para obter uma textura mais firme. Devido à falta de conservantes, este gelado sabe bem melhor no dia em que é feito, se bem que se quiseres podes congelá-lo até um mês. Não é a minha escolha – tem tendência a criar cristais que são incomodativos a comer. Mas, hey, cada um faz como quer e bem lhe apetece! Enjoy!
PS – Se não tiveres máquina de gelado nem liquidificadora, manda-me mensagem e ensino-te a fazer à la mão. 😀